Venetian Blinds Demo

Tecnologia desenvolvida por Bob Whitehead para conseguir ultrapassar os limites de hardware do Atari 2600

01/01/1982
1659 Acessos
Imprimir
Venetian Blinds demo não é um jogo, ele se encaixaria melhor como um teste de tecnologia, onde é simulada uma persiana que pode ser levantada e abaixada com o seu controle clássico, mostrando um belo por do sol.
Existe toda uma história por traz desse demo que é muito interessante. Não sei se todos sabem, mas a Activision foi fundada por ex-funcionários da Atari que saíram por causa da política de reconhecimento dos programadores, ou a falta dela.

Um desses funcionários era o Bob Whitehead, criador da Tecnica Venetian Blinds (é um algoritmo que renderiza cada frame a partir de uma reutilização do espaço horizontal e de um interlaço vertical, criando assim uma ilusão de que o sistema tem mais números de sprites do que ele realmente tem), que primeiramente foi utilizada no jogo desenvolvido pela Atari o Video Chess ou Computer Chess que mostrava oito objetos na tela ao invés de apenas seis. A Activision nunca usou a técnica em nenhum de seus jogos, mas isso não impediu a Atari de processar a Activision por “roubar” a técnica alem de outras informações de propriedade da Atari.
Desde que a Activision sabia que não tinha roubado nada da Atari, eles decidiram fazer uma piada pra cima deles. De acordo com David Crane, quando os advogados da Atari perguntaram sobre o roubo da técnica David mostrou a demo e disse “É sobre isso que vocês estão se referindo?”. Aparentemente a Atari não estava de bom humor e levou até o fim esse processo. No final, a Atari perdeu o processo e a Activision se tornou dentre as empresas da linha Atari 2600, a mais bem sucedida.

Produtor: David Crane

Distribuidor: Activision

Tags:
Distribuidor: Activision
Protótipo