Controle Clássico

Também conhecido como CX40, o Joystick Clássico do Atari 2600 veio acompanhado com a maioria dos consoles vendidos pelo mundo

4852 Acessos
Imprimir
Controle Clássico
O controle clássico do Atari 2600 é o Joystick, também conhecido como CX40. Semelhante aos joysticks encontrados em equipamentos militares e laboratórios da época, o controle clássico é composto por uma base quadrada com um botão e uma haste que se movimenta para oito eixos. Para conexão com o console, o controle utiliza um conector de 9 pinos (DE-9).

O Joystick vinha acompanhado com a maioria dos Atari 2600 vendidos ao redor do mundo e é o controle com maior compatibilidade com os jogos do console.


O controle clássico tornou o conector de 9 pinos padrão para a época, o que fez com que vários outros consoles e controles de desenvolvedoras terceiras fossem criados com o DE-9. Essa similaridade nos conectores fez com que o CX40 possa ser usado em outros sistemas, como o Sega Master System, ou o Mega Drive (Genesis). O mesmo vale para o contrário, onde vários controles "não-oficiais" podem ser conectados ao Atari 2600.

Com boa precisão, design e peso, o controle clássico apenas peca pela qualidade de seu material, que muitas vezes descasca ou deixa o controle mole.



Redação: João Victor Martins
Tags: Controle