Controle Paddle

O Popular controle raquete do Atari 2600 era vendido em pares e possibilitava jogatina com até quatro jogadores

2958 Acessos
Imprimir
Controle Paddle
O segundo controle mais popular do Atari 2600 é, sem dúvida, o Paddle, também conhecido como CX30, que acompanhava a versão americana do console. O controle funciona como um pequeno volante que gira cerca de 330º, com um ponto de parada em cada lado.

Preto e com um botão de ação em sua lateral, o controle pode parecer estranho a primeira vista, mas ao ser utilizado com as duas mãos, pode-se ver que ele é bem anatômico.

São duas as principais diferenças entre o joystick clássico do console e o controle paddle. A primeira é que o paddle controla apenas um eixo de movimentação (como vemos em breakout, onde o jogador só pode ir para esquerda ou direita). Isso pode parecer um fator muito limitante, mas trás algo que não existe tão bem no joystick, precisão.

A segunda diferença é ainda mais marcante: o controle é conectado ao videogame por um conector de 9 pinos (DE-9), assim como o joystick, a diferença é que saem dois cabos do conector, com um controle paddle para cada cabo. Ou seja, utilizando controles paddle, pode-se jogar com até quatro jogador simultâneos (como em Warlords).

O controle paddle possui jogos criados exclusivamente para ele, não sendo possível, na maioria dos casos, substituí-lo pelo joystick clássico.



Redação: João Victor Martins
Tags: Controle