Grande homenagem para o aniversário de 40 anos de Pong

Um prédio de Kansas City se tornou a tela de uma partida de Pong durante o festival City Lights, para comemorar o aniversário do jogo.

13/12/2012
4708 Acessos
Imprimir
Grande homenagem para o aniversário de 40 anos de Pong
Um prédio de 22 andares foi o centro das atenções durante o tradicional festival City Lights, que aconteceu no ultimo dia 16 de novembro, no Kansas. O motivo é que uma grande homenagem ao jogo Pong estava ocorrendo.

Em meio às luzes do prédio, um grande traço vertical se formou, logo surgiu uma pequena linha em cada ponta da estrutura. Quando as linhas menores começaram a se mover, tudo ficou claro: Pong estava sendo jogado na parede de um prédio da cidade.

Na apresentação que durou cerca de três minutos, um dos jogos mais importantes para a indústria dos games foi homenageado por seu aniversário de 40 anos, completado no dia 29 do mesmo mês.

A criação de Pong possui uma grande curiosidade pouco conhecida pelo público: O game nunca foi planejado como um lançamento da empresa, mas sim como um teste para um dos desenvolvedores da Atari Inc.

Nolan Bushnell (co-fundador da Atari Inc.) criou um exercício para analisar se o jovem desenvolvedor Alan Alcorn estaria apto a trabalhar na empresa. Bushnell pediu para Alcorn criar uma versão melhorada do jogo Tennis, para o Clássico Odyssey, também de 72.

O resultado do trabalho de Alan foi tão bom que Nolan decidiu produzir o fliperama, que foi lançado no dia 29 de novembro de 1972, como o primeiro jogo da empresa. O sucesso do fliperama foi quase imediato, alavancando a nova empresa na indústria que ela ajudou a criar.

Um dos primeiros fliperamas criados, Pong também recebe o título de primeiro videogame a alcançar grande popularidade.

Festival City Lights

O City Lights (Luzes da Cidade) é um popular festival de Kansas City, caracterizado pela Cerimônia das Árvores, onde as árvores da cidade são iluminadas durante a noite.

Como uma maneira de popularizar o festival, que está em sua 10ª edição, e homenagear o antigo fliperama, a Atari, junto com a organização do evento, transformou o grande hotel Marriott Downtown em uma tela para jogar o clássico game.



Redação: João Victor Martins