Gameline

Uma revolução chamada Gameline, um grande avanço que só é utilizado em larga escala nos dias de hoje

2362 Acessos
Imprimir
Gameline
Se somente nos dias de hoje a venda de jogos via web está se popularizando, imagine como seriam as coisas no inicio dos anos 80. Em 1983 já era possível baixar títulos de Atari 2600 para jogar em seu console graças ao Gameline, da CVC.

Como a própria Control Video Corporation dizia, esse seria o futuro do videogame, jogos sendo transmitidos diretamente para o console das pessoas, sem a necessidade de sair de casa para procura um cartucho na loja.

Mais ou menos do tamanho do Starpath Supercharger, o Gameline também era uma versão gigante de um cartucho de 2600. Para utilizá-lo o jogador teria que encaixá-lo no VCS e utilizar o cabo de telefone que vinha com o dispositivo para ligá-lo à sua linha telefônica.

Para fazer o download de algum jogo o usuário teria que ligar para a CVC, se identificar por um código (PIN) e inserir o código do jogo requisitado. Nesse momento a tela do seu console iria mostrar que um download estaria sendo realizado.

Com assinatura anual de cerca de 50 dólares, o jogador receberia o dispositivo em si, o cabo telefônico extra e um catálogo com os códigos e manuais dos jogos disponíveis para download.

Ao baixar um game, a pessoa poderia jogá-lo até gastar 1 dólar de crédito, o que resultaria em cerca de 8 partidas de algum jogo no estilo árcade, como Pac-Man. Além disso era possível jogar de maneira ilimitada no dia de seu aniversário.

Entre as curiosidades do Gameline está o fato do serviço disponibilizar o jogo Save the Whales para download. Jogo, este, que nunca foi lançado em forma de cartuchos.

Como aqui no Brasil muitos jogos foram copiados seguindo o “jeitinho brasileiro” nós também tínhamos a nossa versão do Gameline, era o Telegame, da Embracom.

Com assinatura mensal, o serviço era restrito apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, o que fez com que o dispositivo não se popularizasse muito no país.



Redação: João Victor Martins
Tags: Acessório