Atari 5200

Conheça a história do console criado para substituir o poderoso Atari 2600 nas lojas

01/11/1982
3731 Acessos
Imprimir
Atari 5200
Em novembro de 1982 a Atari Inc. lançava o console que seria o sucessor do todo poderoso Atari 2600. Competindo com o Intellivision e o ColecoVision, o Atari 5200 se mostrou um grande passo para traz na história da empresa.

Baseado na linha de computadores 8-bit da Atari, o 5200 possui o hardware muito semelhante aos Atari 400 e 800, com exceção do teclado.

Antes de ser oficialmente lançado, a Atari apresentava seu novo console como Atari Video System X, chegando a apresentar protótipos com esse nome. Além de VSX o console tinha outro nome em potencial, esse referente ao nome do projeto que resultou no console: Pam.

Diferente de outros produtos da Atari que também possuíam codinomes, a empresa realmente cogitou batizar o console como Atari P.A.M. (Personal Arcade Machine). Entretanto, para padronizar o nome dos consoles lançados, o nome do VCS foi alterado para 2600 (fazendo referência a um dos componentes do videogame), portanto o Video System X foi lançado como 5200, fazendo uma alusão de que ele seria duas vezes melhor que seu predecessor.

Uma das características que mais chamavam a atenção no 5200, em seu lançamento, era seu controle, com dois botões de ação, joystick, keypad e os novíssimos botões Start, Reset e Pause.

Mas o controle também foi uma das principais falhas do videogame. Com muitos relatos do controles que simplesmente param de funcionar por conta da baixa qualidade de seu circuito interno, ficou claro de que a empresa teria feito o controle de seu console com materiais de qualidade duvidosa.

Outro grande problema está na haste do joystick, que muitas vezes não volta para sua posição normal (centralizada) após ser levada para alguma direção, o que atrapalhava, e muito a jogabilidade no console.

Entretanto o controle não tem somente pontos ruim, ele foi o primeiro a disponibilizar um botão com função de pausa. Fazendo com que o jogador pudesse ir ao banheiro sem morrer no jogo.

Sem dúvida a maior falha do 5200 não foi seu controle, mas sim a falta de compatibilidade com os jogos já criados para o Atari 2600, o maior sucesso da empresa.

Como o 2600 ainda era um sucesso, o lançamento de um novo console que, a princípio, rodaria somente jogos exclusivos, foi um tiro no pé da empresa, fazendo com que o novo console fosse um concorrente de seu primeiro sucesso.

Para consertar o erro a Atari lançou um dispositivo que tornaria possível a retrocompatibilidade, mas infelizmente muito tempo já havia passado, e o console já não tinha tanto espaço no mercado.

Além da falta de não ser possível jogar os títulos do 2600, vale lembrar que o console também não possuía nenhuma compatibilidade com os jogos de Atari 400 e 800, mesmo possuindo um hardware semelhante a eles.

Esse acumulo de falhas fez com que as vendas do Atari 5200 não chegassem nem perto do primeiro sucesso da empresa, tornando esse um console praticamente invisível para o mercado.

Em maio de 84, durante a conferência que apresentava o Atari 7800, foi anunciada a parada de fabricação do 5200, dois anos após seu lançamento.

Em 1984 o projeto de um 5200 com custo reduzido foi iniciado, mas apenas alguns protótipos do Atari 5100, também conhecido como Atari 5200 Jr ou Little Pam, foram criados antes de seu cancelamento.



Redação: João Victor Martins
Tags: Console